Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Satisfação dos usuários do aplicativo de compra on-line da Rede Pontual Supermercados

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Linguagem: Português

10.22481/ccsa.v18i32.9496

ISSN

2358-1212

Autores

Eduardo Júnio de Araújo, Édson Arlindo Silva, Rafaella Dutra Goulart,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Nos últimos anos, as novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço em nosso meio e têm facilitado o trabalho no dia a dia das empresas (ALVES, 2009; GONÇALVES, 2007). Cientes dessa realidade, muitos estabelecimentos buscaram conciliar os benefícios resultantes da utilização de softwares à necessidade de atrair e fidelizar clientes. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de identificar os principais fatores geradores de satisfação com o uso do aplicativo de compra on-line da rede Pontual Supermercados, localizada no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. O método utilizado foi o estudo de caso (BARDIN, 2010; VERGARA, 2015; YIN, 2005), com análise descritiva e interpretativa de conteúdo, e o instrumento de coleta de dados um questionário (survey). Os resultados do diagnóstico realizado entre usuários do aplicativo Pontual mostram que fatores como comodidade, rapidez, economia de tempo, promoções, preços e bonificações interferem na satisfação e contribuem significativamente para a fidelização de usuários/clientes, conforme demonstram os estudos de Alberto (2009), Gonçalves (2007) e Lima (2001). A presente pesquisa pode concorrer para ampliar o debate sobre o tema, bem como auxiliar a rede Pontual Supermercados e outras organizações do mesmo ramo de atividade na tomada de decisões e na escolha de um método (aplicativo de compra on-line) que, além de atrair clientes, reduz custos, concorre para a racionalização de processos (como a redução de panfletos e materiais impressos, por exemplo) e, consequentemente para a responsabilidade socioambiental.

Referência(s)