
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS AO ENGAJAMENTO FEMININO NA ÁREA DE STEAM: RELATO DE UMA VIVÊNCIA JUNTO AO GRUPO PETECA DA UNESP - CÂMPUS DE SOROCABA
2021; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 17; Issue: 34 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v17i34.532
ISSN1809-1636
AutoresBianca Themoteo da Silva, Fernanda Carvalho, Fabiane Mondini, Flávio Alessandro Serrão Gonçalves,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO texto tem por objetivo relatar uma vivência junto ao programa de educação tutorial (PET) do curso de engenharia de controle e automação (ECA), da UNESP - Câmpus de Sorocaba. A ação ocorreu nos anos de 2019 e 2020, viabilizada por meio de uma proposta de extensão universitária, com a finalidade de engajar mulheres em áreas predominantemente masculinas, mais especificamente em ciências exatas e engenharias. A proposta é parte do projeto integrador do grupo e contou com a participação de membros do PET, estudantes e professores colaboradores do curso de Engenharia de Controle e Automação e professores do Ensino Médio. Seguindo os princípios da metodologia ativa STEAM, foi proposta a construção de um MiniCultivo automatizado proporcionando aos participantes a constituição de conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Associada a isso, corrobora por discutir situações cotidianas de intolerância e diferença de gênero. A proposta foi desenvolvida junto a um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Sorocaba-SP, que oferece ensino em tempo integral. Em conclusão, o projeto trabalha tanto com questões teóricas quanto sociais, aumentando assim, o interesse feminino pelas áreas exatas.
Referência(s)