A AFETIVIDADE NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O AFETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2021; Volume: 03; Issue: 08 Linguagem: Português
10.53782/277
ISSN2596-3309
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO seguinte artigo tem como objetivo discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem. Parte-se da produção científica sobre uma inter-relação entre afeto e cognição, e em como trabalha-los em conjunto impacta positivamente no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Outro elemento relevante nessa produção é o professor enquanto figura mediadora, e cujo desenvolvimento pessoal/profissional é permeado pela dimensão afetiva, e como isso influencia em sua prática docente. Por fim, o foco neste trabalho será no papel da afetividade na educação infantil, em como a relação professor-aluno é impactada quando há, ou não há, relações de afeto no cotidiano escolar. Desse modo, o presente artigo está fundamentado nas teorias de Wallon e Vygotsky acerca do desenvolvimento humano, e na concepção monista de educação que ambos defendem – na qual afeto e cognição devem ser trabalhados em conjunto no ambiente de ensino. Além disso, a consulta bibliográfica foi acompanhada por um profundo estudo de dados secundários para fundamentar a importância da afetividade no contexto da educação infantil.
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