UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES E OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, COLOIDE E SUSPENSÃO
2016; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresSinara München, Roselei Franck Thies, Martha B. Adaime,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA partir do uso de temas do cotidiano no Ensino de Quimica, este trabalho foi desenvolvido com um grupo de licenciandos em Quimica, em que foi abordado o conceito de dispersao relacionando-o a desodorantes e antitranspirantes. As atividades basearam-se em dinâmicas em grupo, exposicao de conceitos quimicos e de informacoes relevantes acerca dos desodorantes, como tambem de discussoes relativas a polemicas que envolvem esses produtos. Esta atividade proporcionou interacao entre os estudantes e problematizacao de um conhecimento quimico, como tambem os provocou a refletir sobre a pratica pedagogica visto que o tema abordado encontrava-se associado ao conceito de dispersao. Os resultados apontam algumas dificuldades dos academicos em relacao a definicao dos conceitos, entretanto a atividade mostrou-se valida por proporcionar a associacao de temas a itens relevantes na formacao do professor de quimica possibilitando olhares contextualizados do conhecimento cientifico.
Referência(s)