UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES E OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, COLOIDE E SUSPENSÃO

2016; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Sinara München, Roselei Franck Thies, Martha B. Adaime,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A partir do uso de temas do cotidiano no Ensino de Quimica, este trabalho foi desenvolvido com um grupo de licenciandos em Quimica, em que foi abordado o conceito de dispersao relacionando-o a desodorantes e antitranspirantes. As atividades basearam-se em dinâmicas em grupo, exposicao de conceitos quimicos e de informacoes relevantes acerca dos desodorantes, como tambem de discussoes relativas a polemicas que envolvem esses produtos. Esta atividade proporcionou interacao entre os estudantes e problematizacao de um conhecimento quimico, como tambem os provocou a refletir sobre a pratica pedagogica visto que o tema abordado encontrava-se associado ao conceito de dispersao. Os resultados apontam algumas dificuldades dos academicos em relacao a definicao dos conceitos, entretanto a atividade mostrou-se valida por proporcionar a associacao de temas a itens relevantes na formacao do professor de quimica possibilitando olhares contextualizados do conhecimento cientifico.

Referência(s)