Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n9-501
ISSN2525-8761
AutoresJoyce Lucerna Amaral, Clara Tatiana Dias Amaral,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoCriada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, a Pedagogia Waldorf completa neste ano 102 anos de história e está presente nos cinco continentes. No Brasil esta proposta pedagógica completou 65 anos e apresenta-se em grande expansão no país. O filósofo austríaco Rudolf Steiner, seu fundador, concebeu a Antroposofia que influenciou não só a educação, mas também a Agricultura, a Medicina, a Psicologia entre outros, com uma cosmovisão própria de desenvolvimento humano e social. O objetivo deste estudo é apresentar a Pedagogia Waldorf, suas características, sua origem em terras brasileiras e a sua expansão no Brasil. Argumenta-se que, por um lado, a Pedagogia Waldorf ainda é pouco conhecida no meio acadêmico e, por outro lado, há um crescimento de escolas pautadas por seus ideais em solo brasileiro. Há em torno de oitenta escolas Waldorf brasileiras que primam por uma visão integral do ser humano contemplada nas aulas pelo sentir, pensar e agir dos/as estudantes, a priorização da experimentação do conteúdo, a vasta vivência artística, o contato com a natureza, a avaliação diferenciada além da auto gestão da escola. Tem-se dezenas de escolas em processo de certificação, uma Faculdade Waldorf de Pedagogia criada em 2018, e o desejo de ampliar essa abrangência. Por meio de uma análise documental e bibliográfica mostra-se que há um expressivo crescimento desta pedagogia no Brasil e afirmamos que o cenário é promissor para esta ampliação não só como uma alternativa de ensino, mas como uma forma de analisar o ser humano como um todo, respeitando a sua individualidade e preparando-o para atuar no meio social com liberdade, criatividade e responsabilidade.
Referência(s)