
Ensino Médio Integrado à Formação Profissional: uma avaliação do Programa Dupla Escola
2021; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 13; Issue: 40 Linguagem: Português
10.22347/2175-2753v13i40.3686
ISSN2175-2753
AutoresAndré Luis Rosário dos Santos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoPara enfrentar os atuais desafios da educação profissional, o Senac estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), visando promover a formação profissional técnica articulada com o ensino médio. Este convênio, situado no âmbito do programa Dupla Escola, teve como finalidade a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem permanente, contemplando o seu desenvolvimento para atuar como cidadão do mundo globalizado. O presente estudo buscou avaliar a implementação deste currículo integrado, que articulou o ensino médio e o curso Técnico em Logística. Para tanto, usou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos e, com base em referencial teórico específico, foi construído um Quadro de Categorias Avaliativas, do qual derivou-se o instrumento que ponderou a concordância do corpo docente com a integração realizada por meio de suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam um nível elevado de aceitação entre os docentes pesquisados, os quais contribuíram para a efetivação do Programa Dupla Escola.
Referência(s)