Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DO PAPEL DO TREINADOR AO AMBIENTE COMPETITIVO NO FUTEBOL INFANTIL: O QUE ESTÁ EM JOGO?

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.107418

ISSN

1982-8918

Autores

Otávio Baggiotto Bettega, Riller Silva Reverdito, Fernando Santos, Larissa Rafaela Galatti,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção dos treinadores sobre o papel do treinador e o ambiente competitivo no futebol da categoria sub-10. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 treinadores e observadas cinco partidas das fases finais da competição. Os resultados evidenciam que os treinadores reconhecem o seu papel formador, mas não orientam as suas intervenções para valores e competências mais adequados para essa etapa de formação. Os treinadores percebem a competição como um ambiente de aprendizagem, reconhecendo o jogo e a competição como ambientes de pressão inerentes a outras tarefas da vida, mas salientam que em muitas situações esse ambiente de pressão se torna excessivo, por conta do comportamento dos adultos. Assim, os propósitos dos adultos são sobrepostos às possibilidades de experiência e aprendizado das crianças na competição.

Referência(s)
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