
Educação Ambiental, democracia e pedagogia freireana: uma possível articulação no contexto da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau)
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2021.v16.11923
ISSN1981-1764
AutoresLoriana Guimarães Borges do Canto Moreira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Ilha de Bubaque, assim como as demais ilhas pertencentes ao Arquipélago das Bijagós (Guiné-Bissau), contempla cotidianamente o isolamento, o esquecimento e a exposição clamorosa de suas vulnerabilidades enquanto anela por voz, dignidade e justiça social. O presente artigo parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e objetiva, através dos dados expostos a seguir, anunciar a efetiva similitude conexa presente nos conceitos democráticos e político-pedagógicos freireanos e nos conceitos que permeiam a Educação Ambiental num enfoque emancipatório, como potenciais articuladores de reumanização da comunidade insular de Bubaque a partir de sua implementação conjunta.
Referência(s)