
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 22; Issue: Esp. Linguagem: Português
10.13102/cl.v22iesp..7478
ISSN2594-9675
AutoresAntonilma Santos Almeida Castro,
Tópico(s)Linguistics, Language Diversity, and Identity
ResumoEste texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.
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