
“Escola sem partido”
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/2237-9444.2021.v11.32859
ISSN2237-9444
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo do presente estudo é realizar uma análise do projeto “Escola sem partido” e de suas implicações para a ciência e para a prática docente. Embora se apresente como isento de e contra a ideologia e partidos, a pesquisa demonstra que o projeto é apenas uma ideologia que assume a forma da desideologização para melhor passar e atender aos interesses de certos sujeitos, grupos e classe. As conclusões apontam que, na pessoa do professor, é a própria ciência que é acusada, julgada e condenada, colocada entre o banco dos réus (criminalizada) e a fogueira inquisitorial (desmoralizada e anatematizada). Daí o professor ser tratado, concomitantemente, como criminoso, degenerado e, principalmente, degenerador político, moral e sexual. Sob a aparência filosófico-científica da neutralidade e do pluralismo do projeto, esconde-se nada menos que seu caráter (neo)obscurantista e autocrático, submetendo a prática docente-científica à mera opinião.
Referência(s)