Artigo Acesso aberto

Batalha de matrizes no ensino de matemática: Uma proposta gamificada / Matrix battle in mathematics education: A gamified proposal

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n9-558

ISSN

2525-8761

Autores

Rhullian Leonardo, Hércules Alves de Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de uso da gamificação como metodologia ativa. Tendo em vista proporcionar uma revisão como reforço do ensino dos conteúdos de resolução de sistemas lineares, operações com matrizes e o cálculo da inversa de uma matriz para uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede privada. O filme “O jogo da imitação” foi utilizado como base para a aplicação da atividade denominada “Batalha de Matrizes”. Os alunos precisavam decodificar mensagens utilizando resolução de sistemas lineares e multiplicação de matrizes para resolver um enigma final. O desenvolvimento da atividade foi totalmente de forma remota levando em consideração o período de pandemia da Covid -19. Os resultados mostraram uma interação maior dos alunos durante a atividade proposta, o que nos leva a inferir que os conceitos de matrizes tiveram uma possível aprendizagem mais significativa e que a gamificação pode auxiliar no processo de ensino de matemática.

Referência(s)
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