Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 17; Issue: 48 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v17i48.9010

ISSN

2178-2679

Autores

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Fábio Fernandes Flores, Cláudio Bispo de Almeida,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente trabalho aborda os pressupostos para o conhecimento científico, cuja modalidade a ser tematizada é o relato de experiência (RE). Este tipo de texto trata de uma vivência que tem relevância para o meio acadêmico ao compreender fenômenos de possibilidades interventivas da área e auxiliar na formação acadêmica, e também na profissional. O objetivo deste artigo é discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para elaboração de manuscritos da modalidade RE como construção de conhecimento. Trata-se de estudo no formato de ensaio acadêmico-científico. O roteiro tem como propósito auxiliar na edificação e organização de estudos desta modalidade, que destaca o uso do embasamento científico e reflexão crítica. O mesmo é composto por quatro tipos de descrição: informativa, referenciada, dialogada e crítica; cada qual com seus elementos e respectiva pergunta facilitadora para a descrição da informação. A proposta apresentada tem a possibilidade de ampliar a compreensão do RE, uma vez que há poucas referências que abordam sobre os elementos para a sua construção; bem como melhorar a produção científica, que por sua vez contribui para o progresso do conhecimento. Enfim, a sistematização dos estudos de RE pode implicar na melhoria das ações profissionais e campo das ciências.

Referência(s)