
Do tradicionalismo às novas tendências: contribuições e reflexões
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i12.20827
ISSN2525-3409
AutoresMônica Vieira da Silva, Edione Teixeira de Carvalho, Gisele Silva Lira de Resende, Miriam Vieira da Silva, Vilma Rodrigues de Abreu,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA sociedade atual anseia por uma educação de qualidade e contextualizada, em que o aluno tenha autonomia e possa expressar suas ideias. O objetivo do artigo é compreender como as tendências pedagógicas brasileiras podem contribuir com um fazer pedagógico significativo, inovador e dinâmico, através de métodos que podem ser considerados ativos. Para alcançar este objetivo, nos propusemos a observar a existência dos métodos ativos em cada tendência e comparar as metodologias tradicionais com novas metodologias de ensino, buscando assim identificar quais contribuições ambas podem trazer para a aprendizagem dos alunos. Elaborado através de pesquisa bibliográfica, documental e uma pesquisa de campo, o artigo procura levar professores, gestores e toda comunidade escolar a refletirem sobre a importância da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, levando em consideração o processo histórico da educação no Brasil. A pesquisa teve como sujeitos 14 (quatorze) professores do Ensino Médio, lotados na Escola Estadual Conquista D’Oeste. Ao finalizar a pesquisa conclui-se que alguns professores não conhecem a trajetória da educação brasileira, ou não conhece a definição e as características de algumas tendências pedagógicas. Isso nos leva a questionar a estrutura da grade e a qualidade dos cursos de licenciatura e também a formação continuada, pois uma das temáticas mais presentes na formação atual são as metodologias ativas.
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