Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/repod-v10n3a2021-62400

ISSN

2238-8346

Autores

Ana Maria de Albuquerque Moreira, Danielle Xábregas Pamplona Nogueira, Catarina de Almeida Santos, Letícia Lopes Leite,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Neste artigo são analisadas as ações implementadas para o ensino remoto na Universidade de Brasília durante a pandemia da Covid-19. Questiona-se de que maneira as políticas para a permanência e a formação com qualidade foram articuladas à utilização de novas tecnologias digitais no ensino remoto para a garantia do direito à educação superior diante das desigualdades sociais acentuadas na pandemia da Covid-19. A análise foi realizada em três etapas: identificação de prioridades, ações implementadas e avaliação dos resultados, utilizando dados da pesquisa social com a comunidade universitária e relatórios de gestão. Nos resultados, observa-se a importância da democratização do acesso às novas tecnologias digitais para o ensino de graduação, que ganhou nova dimensão com a pandemia.

Referência(s)