Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 17; Issue: 46 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v17i46.6825

ISSN

2178-2679

Autores

Mirian Maia do Amaral, Tatiana Stofella Sodré Rossini, Edméa Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com a propagação do novo Coronavírus, no Brasil, as instituições de ensino suspenderam as aulas presenciais. Nesse contexto, educadores, gestores e famílias inteiras tiveram de buscar novos modos de aprender e ensinar. Estratégias de ensino remoto ganharam força, pautadas na transmissão de conteúdos curriculares e na distribuição em massa. Diante desse quadro, apresentamos, neste artigo reflexões acerca da Educação online, como possibilidade de criação do conhecimento, de forma mais participativa, dialógica e interativa, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, na e para além da pandemia. Complementarmente, sugerimos uma atividade de produção de vídeos e histórias em quadrinho, a partir de processos participativos, viabilizados pela Educação online. Nessa perspectiva, a produção do conhecimento se concretizou na parceria ‘docentediscente’, e o protagonismo do processo de aprendizagem ocorreu nas relações estabelecidas entre esses atores, e, principalmente, com o objeto do conhecimento

Referência(s)