
Análise das dificuldades dos docentes relacionadas ao ensino de criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i13.20678
ISSN2525-3409
AutoresSuyane Santana Cavalcante, Alice Lima Rosa Mendes, Juçara Gonçalves de Castro, Ariella Sthefany Silva Oliveira, Silvana Maria Véras Neves, Luís Paulo Alves Ramos, Ivani Feitosa de Oliveira, Samyres Batista de Medeiros, Jaiane Oliveira Costa, Rodrigo Feitosa de Oliveira Correia, Walleska Suellen do Nascimento Silva, Geovanna Mirella Palmer Lustosa, Pablo Henrique Doudement Lopes, Gabriela Dantas Carvalho, Ana Flávia Machado de Carvalho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo teve como objetivo analisar as dificuldades dos docentes relacionados ao ensino de criança com TDAH. Tratou-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Foi realizada a pesquisa através de um formulário online elaborado pela pesquisadora. A amostra foi composta por 8 professores de uma instituição de ensino privado da cidade de Teresina-PI, que lecionavam para crianças com TDAH no local da pesquisa. Como critério de inclusão, foram professores que lecionavam para alunos com TDAH há pelo menos um ano e aqueles que responderam à pesquisa no período de um mês. O instrumento de coleta de dados foi um formulário com questões objetivas, disponibilizado via internet pelo Google forms. Os resultados foram organizados no programa Microsoft Word em gráficos. Os resultados mostraram que 100% dos docentes consideram ter dificuldade para atender crianças com TDAH, assim como necessitam de formação na área, pontuaram também em torno de 50% que o aluno com TDAH interfere no rendimento da turma, tendo dificuldade em concluir as atividades escolares. Diante dos resultados, foi possível identificar o quanto é importante que os docentes sejam submetidos a capacitações prévias, para que possam se sentir aptos a trabalhar com a diversidade do público presente em sala de aula, visto que são fundamentais no desenvolvimento da criança no contexto escolar.
Referência(s)