Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26571/reamec.v9i3.12385

ISSN

2318-6674

Autores

Luan Mesquita Guerra, André Ricardo Ghidini, José Víctor Acioli da Rosa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A empregabilidade das TIC’s no momento delicado pelo qual estamos passando se mostrou essencial para todos os setores sociais, em ênfase ao setor educacional. Dessa forma, aqui, buscou-se discutir acerca das oportunidades e limitações da utilização das TIC’s na área educacional, sobretudo, no ensino de ciências, sob o enfoque da BNCC (2018), e de outros documentos oficiais da educação básica nacional, fazendo-se presente também neste estudo, ideias de autores citados ao longo do texto, acerca das TIC’s. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, acerca da usabilidade das TIC’s em âmbito educacional e no Ensino de Ciências. Os resultados apontaram, mediante confrontação dos trabalhos aqui tabulados, com a quinta competência geral da BNCC (2018), que as TIC’s, sim, podem substancialmente alavancar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no entanto, a inserção destas tecnologias ainda apresenta certas limitações, as quais deve-se intervir.

Referência(s)