
A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v9i3.12385
ISSN2318-6674
AutoresLuan Mesquita Guerra, André Ricardo Ghidini, José Víctor Acioli da Rosa,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA empregabilidade das TIC’s no momento delicado pelo qual estamos passando se mostrou essencial para todos os setores sociais, em ênfase ao setor educacional. Dessa forma, aqui, buscou-se discutir acerca das oportunidades e limitações da utilização das TIC’s na área educacional, sobretudo, no ensino de ciências, sob o enfoque da BNCC (2018), e de outros documentos oficiais da educação básica nacional, fazendo-se presente também neste estudo, ideias de autores citados ao longo do texto, acerca das TIC’s. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, acerca da usabilidade das TIC’s em âmbito educacional e no Ensino de Ciências. Os resultados apontaram, mediante confrontação dos trabalhos aqui tabulados, com a quinta competência geral da BNCC (2018), que as TIC’s, sim, podem substancialmente alavancar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no entanto, a inserção destas tecnologias ainda apresenta certas limitações, as quais deve-se intervir.
Referência(s)