Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO RELIGIOSO COMO UM MECANISMO DE COMBATE Á INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

2021; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.38087/2595.8801.98

ISSN

2595-8801

Autores

Cláudio Augusto Adão,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar de forma sucinta uma resposta às seguintes perguntas: o ensino religioso pode ser útil como mecanismo de combate à intolerância religiosa? Seria capaz de modelar o ambiente e escolar como se encontra hoje de forma favorável nessa batalha? Os rastros que a intolerância religiosa têm deixado no Brasil são avassaladores diante do aumento da diversidade cultural que se vê, assim sendo fica cada dia mais difícil l aceitar a religião do próximo, com isso percebe-se comportamentos como o desrespeito, a discriminação e outros tipos de exclusão. Como disciplina o ensino religioso pretende trabalhar no ambiente escolar alguns conceitos de modo a conhecer e a compreender e respeitar a diversidade religiosa. Neste artigo são analisados alguns dos motivos que colaboram para a intolerância e discriminação religiosa. Além de apontar questões como a falta de conhecimento sobre as leis vigentes que se aplicam ao tema. E por fim destaca a contribuição do ensino religioso nas escolas como disciplina opcional para confrontar o dilema proposto. Este artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica que apresenta alguns pontos de vista e pensamentos e conclusões de vários autores. Tendo em conta que o ambiente escolar é o melhor lugar para trabalhar e responder as perguntas levantadas s como centro deste questionamento, afim de promover uma cultura de paz e respeito, trazendo harmonia entre os alunos, famílias e a sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX