Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A importância da poesia digital no acesso à literatura

2021; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.111172

ISSN

2595-4377

Autores

Alessandra Monteiro da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo visa a discutir a respeito dos textos poéticos que são veiculados na rede social Instagram e como eles podem ser incorporados nas aulas de literatura, discorrendo a respeito das novas tecnologias e da relação do ensino que a escola oferece com esses fatores, além de tentar compreender melhor o letramento literário e como ele está ligado diretamente ao ensino de literatura através da relação com os textos literários estudados. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema e questionário respondido por professores de Língua Portuguesa e Literatura e alunos dos períodos finais do curso de Letras de Caruaru e algumas cidades próximas, bem como de análises feitas em perfis do Instagram que divulgam poesia autoral e de autores já conhecidos. Os resultados nos mostraram o despreparo de muitos docentes para lidar com as demandas da sociedade moderna. Recorremos aos teóricos Todorov (2009), Cosson (2014, 2015) e Martins (2016) para embasar nossa pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX