SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES HIPERTENSOS

2021; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.29381/0103-8559/20213103376-9

ISSN

2595-4644

Autores

Suellen Cristina de Jesus Silva, Elaine Fonseca Amaral da Silva, Priscila Cecília de Freitas Abade de Morais, Rosemeire Cordeiro Santos,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A hipertensão arterial é vista como um grave problema de saúde publica com características crônico-degenerativas, que destacam a necessidade de tratamento durante toda a vida, assim como das complicações tardias. O Assistente Social, como membro da equipe multidisciplinar de saúde atua na identificação dos determinantes sociais relacionados com o processo saúde-doença, visando a formulação de estratégias de intervenção frente à demanda social apresentada. A Educação em Saúde inclui a educação popular em saúde como instrumento de gestão participativa da ação social. O objetivo deste estudo foi discutir a experiência profissional do assistente social em hospital terciário de cardiologia com educação em saúde para pacientes hipertensos. O método foi estudo bibliográfico e de observação empírica do cotidiano profissional, realizado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Jul/2021. O estudo revelou que as práticas de educação em saúde devem ser contínuas e capazes de direcionar o paciente hipertenso a adesão à proposta terapêutica, principalmente em equipe interdisciplinar, de modo a viabilizar a democratização da promoção da saúde e das políticas públicas

Referência(s)