Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DO MÉTODO DIALÉTICO-SOCRÁTICO APLICADO À PRAGMÁTICA FILOSÓFICA DE LIPMAN

2021; Volume: 26; Linguagem: Português

10.18226/21784612.v26.e021026

ISSN

2178-4612

Autores

Edson Ferreira da Costa,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

O presente trabalho faz uma analise comparativa entre o pensamento dialetico de Socrates e a proposta pedagogica do filosofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai a escola (1990) e O pensar na Educacao (1995). Para tanto, identificamos que o pensamento dialetico como metodo aparece em Socrates atraves da maieutica, em que, por meio do dialogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercicio conceitual acompanha a historia da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexoes epistemologicas sobre o processo do conhecimento que pode ou nao provir de um sujeito autonomo e engajado no mundo em que vive, como podemos identificar no livro VII da Republica (1949) e no dialogo de Criton (1997). Lipman, com sua filosofia pragmatica, e um desses autores influenciados pela dialetica socratica que encontra no debate publico o caminho para pensar uma pratica educacional engajada no desenvolvimento intelectual e social dos envolvidos no processo de ensino de filosofia da infância. Destacamos que essa proposta de ensino endossa uma critica ao modelo de educacao conteudista e insere a educacao para o pensar nos anos iniciais da Educacao Basica como um processo reflexivo contextualizado e dialogico. Nesse sentido, destacamos o metodo socratico adaptado a filosofia para crianca como resultado de uma visao pedagogica pautada no pensamento dialetico que possibilita a formacao de um sujeito epistemologico e moral. Pensar a Educacao como ferramenta de evolucao social ao formar individuos seguros de suas posicoes conceituais e abertos as diferencas, sejam elas epistemologicas, sejam ideologicas, nos parece ser uma das principais contribuicoes extraidas da abordagem dialetica pragmatica da filosofia para o pensar. Palavras-chave: Epistemologia. Filosofia. Dialogo. Pensamento. Educacao.

Referência(s)