
Um diálogo entre a Filosofia e a Química: uma proposta didática para o ensino de atomística a partir do livro o Mundo de Sofia
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12384
ISSN2595-4520
AutoresAntônio de Pádua Arruda dos Santos Filho, Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Góes Sampaio,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoPesquisas na área da filosofia da ciência tem evidenciado diversos obstáculos para que propostas de ensino sejam concretizadas. Diante deste cenário, o presente artigo pretende sugerir uma proposta de ensino sobre a filosofia da química para ser desenvolvida com alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental e 1.º Ano do Ensino Médio, tendo como ferramenta principal o livro o Mundo de Sofia. Para a construção do trabalho foi realizado um estudo bibliográfico, de caráter exploratório. O trabalho foi dividido em cinco sessões, onde a primeira conceitua e descreve como a filosofia da química tem sido construída; a segunda faz uma síntese do livro e destaca o capítulo principal a ser usado; a terceira descreve sobre quem foi Demócrito, considerado um grande filosofo e químico; a quarta explica sobre o seu conceito de atomística, e a última apresenta a proposta de ensino e como deve ser aplica. Por fim, conclui-se que a área da filosofia da química nos últimos anos vem ganhado destaque no campo da filosofia da ciência, e percebido também uma carência de pesquisas e propostas para o ensino, por ser um livro rico com bastante assuntos a serem analisados.
Referência(s)