Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudantes lutando pela liberdade

2021; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v21.2021.e156

ISSN

2238-0094

Autores

Rodrigo Sarruge Molina,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Essa análise está inserida no campo de estudos da História da Educação e tem como objeto de pesquisa a resistência do Movimento Estudantil da cidade de Piracicaba/SP contra o golpe civil-militar de 1964 e a ditadura. Compreende-se que embora o Movimento Estudantil piracicabano tenha suas particularidades, ele estava conectado com as principais questões nacionais do período e, espera-se ter demonstrado sua contribuição para fomentar a contra hegemonia, a reorganização da União Nacional dos Estudantes e a abertura democrática no Brasil. O referencial teórico e metodológico é o materialismo histórico dialético que auxiliou no trabalho de investigação com fontes primárias localizadas principalmente no Arquivo público do Estado de São Paulo e da Universidade de São Paulo.

Referência(s)