
Proyectos innovadores en las escuelas municipales de Seara a través de sus bibliotecas
2021; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26512/rici.v14.n3.2021.33862
ISSN1983-5213
AutoresMarinês Martins de Oliveira, Jéssica Bedin, Priscila Machado Borges Sena,
Tópico(s)Education in Rural Contexts
ResumoA pesquisa tem como objetivo diagnosticar os projetos desenvolvidos nos espaços das bibliotecas escolares do município de Seara, Santa Catarina. No que tange aos procedimentos metodológicos a pesquisa é um estudo de casos, com entrevista estruturada, classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e levantamento bibliográfico para fundamentação teórica. A coleta de dados foi realizada com duas coordenadoras da secretária de educação do munícipio, além dos cinco responsáveis pelos projetos nas bibliotecas das escolas. Como resultado são apresentados os projetos com as características dos espaços, atividades e impactos. Explana sobre a disponibilidade de tecnologias, organização do acervo, contribuição do bibliotecário, que ainda é ausente nas bibliotecas escolares do município. Conclui-se que os espaços são bonitos e aconchegantes, com acervo atualizado para encantar os alunos. Dentre as atividades desenvolvidas nos projetos, o foco é para as aulas de leitura, tendo destaque para o empréstimo de livros, contação de história, apresentação de teatro, disponibilidade de livros para as famílias e comunidade e outras atividades específicas de cada projeto. Os impactos dessas ações são percebidos na maior participação dos estudantes que interagem mais com a leitura, e apresentam melhor desempenho nas disciplinas.
Referência(s)