Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ação do extrato de Arrabidaea chica em biofilmes de Candida albicans, efeito citotóxico em fibroblastos e queratinócitos, e nas propriedades físico/mecânicas de resina de poli(metilmetacrilato)

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 13 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i13.20667

ISSN

2525-3409

Autores

Camila Maria Martins Brandão, Viviane Hass, Patrícia Maria Wiziack Zago, Lívia Câmara de Carvalho Galvão, Daniela Bassi‐Dibai, Fabrício Brito Silva, Adriana Santos Malheiros, Paulo Cézar Simamoto Júnior, Rudys Rodolfo de Jesus Tavarez,

Tópico(s)

Infectious Diseases and Mycology

Resumo

Este estudo investigou a ação do extrato hidroalcoóde Arrabidaea chica (AchE) contra C. albicans, bem como seu efeito na citotoxicidade em fibroblastos e queratinócitos e alterações nas propriedades físico/mecânicas de resina de PMMA. A susceptibilidade da C. albicans ao AchE foi avaliada por meio da CIM e CFM. Para os testes de suscetibilidade, biofilmes de C. albicans foram desenvolvidos em disco de resina acrílica de PMMA por 48 horas e imersos em 5 grupos, tampão fosfato-salino, hipoclorito de sódio 1% ou em AchE na CIM, 5xCIM ou 10xCIM. A citotoxicidade do AchE (10, 50 e 100 µg/m) em fibroblastos e queratinócitos foi avaliada pelo método MTT sendo a água destilada e NaOCl l% utilizados como controles. Para avaliação das propriedades físico/mecânicas (rugosidade superficial, alteração de cor e resistência flexural), discos foram imersos nos 5 grupos já descritos. Os discos foram incubados e os testes foram realizados após 0, 7, 14, 21 e 28 dias de imersão. O AcHE foi considerado um forte inibidor e com potencial bactericida. A 10 µg/mL não apresentou citotoxicidade, comparando-se ao grupo controle. Demais grupos experimentais foram citotóxicos, porém, com valores menores quando comparados ao NaOCl 1%. Não houve diferenças significativas nas propriedades físico/mecânicas independente do grupo ou tempo avaliados. O AchE, quando utilizado em altas concentrações, foi citotóxico em células fibroblastos e queratinócitos e, independente das concentrações utilizadas, não interferiu nas propriedades físico/mecânicas das resinas PMMA.

Referência(s)
Altmetric
PlumX