Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Satisfação com os serviços dos centros de atenção psicossocial: uma revisão integrativa

2021; Volume: 11; Issue: 68 Linguagem: Português

10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7827-7836

ISSN

2675-0244

Autores

Vagner Marins Barcelos, Enéas Rangel Teixeira, Pedro Paulo Corrêa Santana,

Tópico(s)

Patient Satisfaction in Healthcare

Resumo

Introdução: A Satisfação dos usuários (pacientes e familiares) é um importante preditor da adesão ao tratamento e do uso dosserviços de saúde, sendo também uma importante indicador da qualidade da atenção em saúde. Objetivo: identificar na literaturacientífica a satisfação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. Método: Revisão Integrativa da Literatura com buscas nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e na Base de dados em enfermagem. Resultados: foram obtidos 64 artigos das buscas, cuja finalização da leitura resultou na seleção de quatro estudos para compor a revisão e, da análise temática, emergiram duas categorias: Avaliação dos Serviços e Fragilidades dos Serviços de saúde mental. Conclusão: a avaliação da satisfação com os serviços de saúde mental representa um dos pilares para a continuidade e o sucesso da terapêutica e, consequentemente, deve ser realizada ativamente nos respectivos serviços.

Referência(s)
Altmetric
PlumX