PRESENÇA DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES
2021; Volume: 10; Issue: 22 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2021.10.22.406-424
ISSN2238-5800
AutoresLucas Mota Costa, Paulo Wichnoski, Roberta Chiesa Bartelmebs,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoNeste trabalho analisamos as provas do nível 3, aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), no período de 2005 a 2019 e nos interessamos, enquanto foco da pesquisa, pelos conteúdos estruturantes de matemática da Educação Básica. Perseguimos este objetivo com a interrogação: como se revela a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da primeira fase, do nível 3, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares? O estudo seguiu a abordagem qualitativa, do tipo documental e considerou tanto o enunciado das questões, quanto as respectivas resoluções para a análise. Desse proceder, é possível inferir que a presença dos conteúdos estruturantes da Educação Básica nas provas da OBMEP, no período supracitado, se revela plural, parcial e timidamente inter-relacionada. Os campos da Aritmética e da Álgebra foram preponderantes nas provas, seguidos da Geometria e da Estatística. Há indícios de desencontros entre o que está proposto nos documentos oficiais e o que foi apresentado nas provas da OBMEP, no tocante aos conteúdos matemáticos, o que pode promover certa desarmonia entre aquilo que é ensinado nas escolas e cobrado nas avaliações.
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