ENSINO PRESENCIAL OU ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O QUE PREFEREM E VALORIZAM ESTUDANTES E PROFESSORES DE PROJETO EM ENGENHARIA MECÂNICA
2021; Volume: 40; Linguagem: Português
ISSN
2236-0158
AutoresMarina Duarte, Maria F. Jorge-Monteiro,
Tópico(s)Educational Innovations and Technology
ResumoEm marco de 2020, a pandemia forcou as instituicoes do ensino superior portuguesas a adotarem o ensino remoto emergencial suportado por tecnologia digital. Desde entao, tem-se sucedido periodos alternados de aulas presenciais e de aulas remotas online (total e parcialmente). No Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, e durante os varios estados de emergencia decretados pelo governo, todas as aulas foram remotas, passando a ser parcialmente presenciais sempre que o alivio das restricoes a circulacao de pessoas o permitiu. No caso particular do Departamento de Engenharia Mecânica do ISEP, as aulas teoricas foram sempre remotas, mas as aulas teorico-praticas e praticas-laboratoriais passaram a presenciais sempre que tal foi possivel. Por isso, a maioria das aulas que os estudantes de Engenharia Mecânica tiveram entre marco de 2020 e julho de 2021 foram remotas. Este estudo tem como objetivo investigar se estudantes e professores de unidades curriculares de projeto consideram o ensino remoto emergencial uma boa alternativa ao ensino presencial, qual a sua preferencia, e quais as caracteristicas que as aulas remotas online devem ter para serem uma boa alternativa as aulas presenciais. No caso dos estudantes, o estudo e longitudinal, sendo ainda possivel averiguar se as suas percecoes mudaram com o passar do tempo e com a frequencia de mais aulas de projeto quer presenciais quer remotas. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes considera as aulas remotas uma boa alternativa e gostariam de ve-las substituir as aulas de projeto presenciais, o que nao acontece com os professores. Os dados mais recentes mostram que os estudantes valorizam os aspetos que melhor replicam, em ambiente digital, as aulas presenciais, nomeadamente no que respeita a serem sincronas, a interacao com o professor em pequenos grupos, a ver e ouvir o professor e poder mostrar-lhe o ecra do computador. Os dados recolhidos junto dos professores na mesma altura, mostram-se concordantes com estes.
Referência(s)