
O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800
ISSN1983-9979
AutoresPhilipe Pereira Borba de Araújo, Filipe Mendes Cavalcanti Leite, Liliane Alves Chagas, Thiago Luís Cavalcanti Calabria,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta uma análise de um dos cadernos de formação desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), intitulado “Modelo de Gestão: Tecnologia de Gestão Educacional”, que orienta e, de certa forma, condiciona a gestão das escolas pertencentes ao Programa de Educação Integral na Paraíba. A análise teve por objetivo identificar quais são os princípios, conceitos e fundamentos presentes no documento. Buscou, ainda, desvelar como estão representadas, no documento, as tensões entre as esferas pública e privada, a partir de aspectos enunciativos do texto (vozes e modalizações). Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e compartilha da natureza indisciplinar e transgressiva desse campo do saber (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006). Desenvolvido à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2012), este trabalho também se embasa nas contribuições de teóricos da educação, como Ball (2014), Laval (2019) e Libâneo (2016). Na análise, considera-se que o documento ilustra um movimento que busca atuar fortemente na redução da esfera de autonomia das escolas.
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