Artigo Produção Nacional Revisado por pares

CONSERVAÇÃO CONSPÍCUA: O PAPEL DO DESEJO DE STATUS NO CONSUMO VERDE

2021; CENTRO UNIVERSITARIO FEI; Volume: 15; Linguagem: Português

ISSN

1981-982X

Autores

Manoela Costa Policarpo, Edvan Cruz Aguiar,

Tópico(s)

Consumer Packaging Perceptions and Trends

Resumo

O artigo verificou o papel do desejo de status sobre as atitudes do consumidor, intencao de compra e percepcao de beneficios autoexpressivos no comportamento de compra de produto verde. A partir da Teoria da Acao Racional e da Teoria da Sinalizacao Onerosa, foi associado o comportamento de consumo verde a conservacao conspicua. Assim, realizou-se um experimento com estudantes de graduacao (N = 116). Os resultados evidenciaram que o desejo de status influencia positivamente o comportamento de consumo verde em contextos conspicuos, mais especificamente nas situacoes em que a compra verde e visivel e pode sinalizar status. Porem, os beneficios autoexpressivos nao foram influenciados pelo desejo de status. Este achado sugere que beneficios autoexpressivos assume um papel de antecedente do desejo de status. O trabalho consubstancia o argumento de que consumidores com desejo de status apresentam maior propensao a se envolver neste tipo de consumo, como forma de sinalizar preocupacao ambiental para os outros e, assim, beneficios sociais. O trabalho contribui ao evidenciar que fatores sociais, como o desejo de status, sao determinantes na promocao do comportamento de consumo verde.

Referência(s)