Artigo Acesso aberto

O Geoscience Education Field Officer

2021; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24927/rce2021.056

ISSN

2183-9697

Autores

Gina Pereira Correia, Hélder Pereira, Chris King,

Tópico(s)

Geography Education and Pedagogy

Resumo

A importância do ensino das geociências, particularmente na sua vertente mais prática, como elemento basilar para a promoção da literacia científica, justifica a necessidade de oferta de uma formação mais criativa para os professores desta área do conhecimento. No final de 2018, a European Geosciences Union, concebeu a figura de Geoscience Education Field Officer um agente transmissor de propostas pedagógicas inovadoras para o ensino não superior. A criação desta figura é o resultado da preocupação deste organismo europeu que, nas últimas duas décadas, tem vindo a promover um conjunto de atividades que visam dar resposta à crescente desvalorização do ensino das geociências. Até dezembro de 2020, a ação deste novo agente formador permitiu o desenvolvimento de iniciativas que envolveram mais de quatro centenas de docentes, entre os quais 120 portugueses.

Referência(s)