OS IMPACTOS DOS EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS E A GOVERNANÇA AMBIENTAL: ESTUDO SOBRE A ASSIDUIDADE DOS ALUNOS NO DISTRITO DE TERRA NOVA, CAREIRO DA VÁRZEA/AM

2017; Volume: 2; Issue: 9 Linguagem: Português

ISSN

2525-4812

Autores

Henrique dos Santos Pereira, Suzy Cristina Pedroza da Silva, David Franklin da Silva Guimarães, Mônica Alves de Vasconcelos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Os eventos hidrologicos extremos ocorridos nos ultimos anos nos rios da Amazonia, tanto na epoca de cheias, quanto de vazantes constitui um desafio de gestao na educacao, a cada ano, pois muitas vezes ocorre a paralisacao total das atividades escolares, reorganizacao dos calendarios letivos, falta no fornecimento de agua e o acesso dos alunos por via terrestre e fluvial as escolas e comprometido. Nesse contexto, esse estudo analisou os impactos gerados na escola, a partir desses eventos, que refletem principalmente na assiduidade dos alunos. O estudo foi realizado nas escolas da rede publica de ensino fundamental, no Distrito de Terra Nova, localizado em area de varzea (planicie de inundacao), no municipio do Careiro da Varzea/AM. Mediante estudo exploratorio e descritivo com entrevistas com gestores e professores, os resultados de tres escolas da area do estudo, no periodo de 2005 a 2015 constatam a vulnerabilidade do sistema educacional, de governanca ambiental, manifestada pela reducao sazonal da assiduidade nos 3o e 4o bimestres que correspondem ao periodo de vazante. Quanto mais intensa foi a vazante do rio, maior foi a reducao da assiduidade, principalmente de alunos mais novos do 2o e 3o ano do ensino fundamental, devido as dificuldades de locomocao.

Referência(s)