ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

2017; Volume: 12; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Natália de Jesus Silva, Luis Fernando Chagas Sobrinho, Gisele da Silveira Lemos, Sérgio Luiz Bragatto Boss, Júlio César Castilho Razera, Maria Nilsa Silva Braga, Nemésio Matos de Oliveira Neto, Baraquízio Braga do Nascimento, Milton Souza Ribeiro Miltão,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo descreve as contribuicoes de uma sequencia didatica baseada na resolucao de problemas e uso de mapas conceituais aplicada no ensino de Quimica para os estudantes da Educacao de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da intervencao em sala de aula foi promover a aprendizagem de diferentes conteudos disciplinares de Quimica e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio da elaboracao de mapas conceituais produzidos antes e apos a aplicacao de uma sequencia didatica com o tema “oleos essenciais”. A experiencia pedagogica envolveu as seguintes etapas: apresentacao da situacao problema, aulas expositivas dialogadas, atividades investigativas e experimentais diversas. Diante dos resultados, foi possivel perceber os avancos alcancados com esta estrategia, demonstrados atraves da aquisicao dos novos conhecimentos de Quimica manifestados pelos estudantes durante a elaboracao dos mapas conceituais e dos textos produzidos. Alem disso, a estrategia de aplicar a sequencia didatica articulada com os mapas conceituais facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relacao aos conteudos disciplinares. Inferimos, ainda, que a forma com que a sequencia didatica foi trabalhada, aliada com a construcao dos mapas conceituais, revelou-se uma estrategia com aspectos relevantes para o ensino de Quimica na EJA.

Referência(s)