Vascular Radiological Anatomy and the development of interactive teaching platforms
2021; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
1980-6108
AutoresGustavo Bittencourt Camilo, José Otávio Guedes Junqueira, Henrique Guilherme de Castro Teixeira, Alice Belleigoli Resende, André Gustavo Fernandes de Oliveira, Pedro de Freitas Batista Mendes, Gabriela Cumani Toledo, Matheus Cruz Ferraro, Thais Bandeira de Oliveira Junqueira, Bruna Bandeira de Oliveira Junqueira,
Tópico(s)Radiology practices and education
ResumoportuguesAnatomia e Radiologia sao disciplinas amplamente presentes nas grades curriculares de cursos da area da saude. A intersecao entre a Anatomia Radiologica e as tecnologias recentes, como plataformas de ensino interativo, caracteriza-se como uma tendencia a ser seguida na esfera educacional, sendo as implicacoes desse processo ainda nao muito debatidas. O Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora iniciou o desenvolvimento de um atlas de anatomia vascular radiologica, o qual apresenta versoes impressa e interativa. Possui imagens de angiotomografias computadorizadas feitas em aparelhos multislice de 16 a 128 canais, sendo as imagens de arquivo pessoal dos organizadores. O atlas promove a identificacao das estruturas vasculares em questao e propicia a integracao do conhecimento adquirido em salas de aula com a visualizacao de exames de imagem complementares rotineiros. A indiscutivel presenca de exames de imagem adicionais na rotina dos profissionais da saude atuais faz com que seja valida a estrategia de integracao entre o metodo tradicional de ensino e as praticas ativas de aprendizagem, as quais vem ganhando destaque recentemente, devido a sua efetividade na fixacao de conhecimentos. EnglishAnatomy and Radiology are subjects widely present in health courses at universities. The intersection between Radiological Anatomy and recent technologies, such as interactive teaching platforms, is characterized as a tendency to be followed in the educational sphere, and the implications of this process are not much debated. The Department of Anatomy of Juiz de Fora Federal University has begun the development of an atlas of radiological vascular anatomy, which features printed and interactived versions. It presents computed tomography images taken on multislice devices from 16 to 128 channels, and the images are from the personal authors’ archives. The Radiologic Vascular Atlas provides the identification of vascular structures in study and makes easier the integration of knowledge acquired in classrooms with the visualization of routine complementary imaging exams. The indisputable presence of complementary imaging examinations in the routine of current health professionals makes valid the strategy of integration between the traditional teaching method and active learning practices, which have recently gained prominence, due to its effectiveness in setting knowledge.
Referência(s)