
LINGUAGEM MATEMÁTICA: CONHECIMENTO E USO DE SIMBOLOLOGIAS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS
2021; Volume: 2; Issue: 9 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v2i9.737
ISSN2675-6218
AutoresAmanda de Albuquerque, Heraldo Gonçalves Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA utilização de registros de representações semióticas no ensino de influência matemática no processo de ensino da aprendizagem pode facilitar a compreensão do conteúdo ou aumentar o grau de dificuldade dos alunos, de acordo com o nível de conhecimento que possuem no uso de sinais e símbolos. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisou a influência da simbologia na aprendizagem matemática em grupos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Petrolina – PE. Para tanto, dois instrumentos utilizaram: 1) uma lista de atividades com pós-posta de nove problemas de diversos conteúdos com questões de linguagem, re-apresentação e contextualização, e 2) um questionário cujas perguntas são sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática e o conhecimento da simbologia matemática. Os resultados mostraram que 44 % e 70 % dos participantes da pesquisa têm dificuldade em entender conceitos de linguagem e sinais matemáticos, respectivamente, mesmo julgando-os como importantes. Por outro lado, os alunos apresentaram melhor desempenho na resolução de questões contextualizadas, permitindo inferir que a capacidade de resolver questões cotidianas tem pouco significado para a resolução de questões em matemática formal em sala de aula, especialmente se elas não estiverem associadas. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que, na prática do ensino escolar, é essencial focar na resolução de problemas por meio da seleção de atividades que envolvam situações cotidianas em que os alunos possam associá-los aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Referência(s)