
Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração
2021; Instituto Federal de Educação; Volume: 7; Linguagem: Português
10.31417/educitec.v7.1691
ISSN2446-774X
AutoresDébora Magalhães Kirchmair, Marcos Pavani de Carvalho, Charles Okama de Souza, André Narvaes da Rocha Campos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoDentre as atribuições do professor que são relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem, a avaliação do aluno pode ser considerada como algo bastante complexo. Diante disso, a pesquisa realizada teve como objetivo geral identificar as percepções dos docentes do curso Técnico em Administração sobre a importância dos instrumentos de avaliação no ensino técnico. Para tanto, foi conduzida uma investigação de cunho qualitativo com os professores do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Ao todo, sete professores responderam ao questionário de coleta de dados. Além disso, documentos julgados pertinentes foram analisados. Constatou-se que para a maior parte dos docentes pesquisados a avaliação é uma ferramenta importante para os processos de ensino e de aprendizagem. Entre os instrumentos utilizados pelos docentes para avaliação dos alunos, constatou-se que eles têm buscado utilizar mecanismos diversificados, como seminários, atividades, provas, no entanto, muitos recorrem ainda às formas tradicionais de avaliação. Diante disso, considerando a educação como algo em constante construção, como sugestão, ao final do trabalho foram propostas metodologias que podem ser adotas para avaliação da aprendizagem dos alunos, como Tempestade de ideias, Caso empático, Júri Simulado, Roleplaying, Design Thinking e Aprendizagem baseada em projetos.
Referência(s)