Artigo Acesso aberto Produção Nacional

BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE CANTO DO BURITI (PI)

2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2021.v6.n3.e080.id1270

ISSN

2526-2149

Autores

Thâmara Chaves Cardoso, Michelle Mara de Oliveira Lima, Francielle Alline Martins, Pedro Marcos de Almeida,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino contextualizado com questões sociocientíficas voltadas à realidade dos estudantes, aliado a práticas pedagógicas que estimulem o raciocínio mostra-se bastante produtivo na aprendizagem de Biologia e na formação de cidadãos críticos. O presente estudo, de natureza qualiquantitativa e de caráter interventivo, pretendeu desenvolver e aplicar uma sequência de ensino investigativa (SEI) como ferramenta problematizadora para o ensino de Genética em seis momentos: pesquisa e compartilhamento de vídeos, investigação de simulações de paternidade, montagem de cena de crime, extração de DNA e simulações lúdicas de Genética Molecular. A observação qualitativa evidenciou o posicionamento crítico e investigativo dos estudantes diante de problematizações e amadurecimento científico, enquanto a análise quantitativa demonstrou o desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Portanto, a SEI facilitou a compreensão da genética forense, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática, bem como despertou o interesse dos estudantes com relação ao estudo da Genética Molecular.

Referência(s)