
Uma "ilusão permanente" : a composição de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica, Karlheinz Stockhausen
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2019.7.1.2678
ISSN2317-9937
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoEm residência no IRCAM entre 1983-84, Stockhausen trabalhou na versão de Kathinkas Gesang para flauta e música eletrônica. Interessado na programação do synthétiseur 4X, o compositor vislumbrou "uma nova orientação da lógica musical no campo dos harmônicos" , i.e., controlar deslocamentos de fase de até 212 parciais sob intrincadas relações espectrais. Este artigo analisa a escritura da música eletrônica de Kathinkas Gesang, investigando os procedimentos técnico-composicionais subjacentes à sua realização em estúdio, tal como a concepção dos materiais e dos esquemas de espacialização. Percorrendo um traço de sua poética, a Klangkomposition, delineia-se o minucioso trabalho do compositor sobre o timbre através de sua visão prospectiva frente às relações de fase entre parciais. A despeito das novas possibilidades oferecidas pelo 4X, os árduos procedimentos analógicos e a intensa programação fizeram dessa interface uma "ilusão permanente" para Stockhausen.
Referência(s)