
Ensino e aprendizagem
2021; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2674-6344
AutoresDayse Rodrigues dos Santos, Éderson Luís Silveira, Rodrigo de Souza Wanzeler,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoNeste volume tematico Ensino e aprendizagem: praticas de linguagem em lingua materna temos trabalhos de perspectiva transdisciplinar sobre praticas e dados de natureza linguistica e discursiva, refletindo sobre a dimensao da relacao indissociavel entre praticas linguistico-discursivas e sociais. Encontram-se, nesta linha de investigacao, o ensino e a aprendizagem de lingua materna, as praticas de traducao em interface com o ensino, os contextos midiaticos e tecnologicos, questoes relacionadas a multiculturalismo, entre outros temas de abordagem similar. Em torno de um quarto de seculo, pouco mais de duas decadas aproximadamente, que os linguistas passaram a compor o debate acerca do ensino de lingua materna no Brasil. Antes disso, inumeros gramaticos, pedagogos, psicologos, cognitivistas, por exemplo, vinham se debrucando sobre o assunto. No caso em questao a particularidade reside, entre uma abordagem e outra, no fato de que cada area centraliza as discussoes de acordo com pressupostos alinhados a areas do conhecimento condizentes com sua pesquisa. Assim, quando os linguistas passaram a ocupar tal lugar no debate sua critica recaiu sobre a forma que a escola trata o ensino de linguagem. O ensino tradicional foi entao considerado um terreno de fragilidades devido a dificuldades de lidar, neste contexto, com especificidades culturais e linguisticas devido a insercao de novos discentes na escola publica nacional ocasionada pela expansao educacional oriunda dos governos militares. Desse modo, havendo perpassado historicamente temas como a variacao linguistica, o conceito de gramatica, os usos sociais da linguagem, a emergencia dos estudos discursivos e a funcionalidade das praticas de linguagem em âmbito efetivo houve um redirecionamento que fez com que os linguistas imprimissem sua marca de forma significativa. Sobretudo, passou-se a indicar a importância de nao confundir ensino de nomenclaturas gramaticais com ensino de lingua portuguesa. Isso porque o trabalho excessivamente normativo nao considera a realidade multifacetada da lingua que nao pode ser reduzida a um compendio de acoes de transmissao de regras. Diante disso, vale salientar que inumeras pesquisas teorico-criticas tem se dedicado aos estudos das praticas de linguagem em contextos escolares cada vez mais heterogeneos, o que engloba um vasto campo de pesquisas relativas a utilizacao de multiplas linguagens no âmbito de modalidades tao diversificadas que vao desde o ensino fundamental, o medio, o tecnico, a educacao de jovens e adultos ate questoes voltadas a instâncias relativas ao ensino integrado e ao ensino profissionalizante. Dessa forma, esperamos que os textos deste volume contribuam para o desenvolvimento de pesquisas que tematizam ensino e aprendizagem de lingua portuguesa em contextos escolares relacionados as praticas de linguagem, em perspectivas teoricas que atentem para a questao da interacao sob a perspectiva dos usos sociais da linguagem.
Referência(s)