Artigo Produção Nacional

Stress e estratégias de coping em estudantes universitários

2021; Volume: 54; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29327/226091.54.2-13

ISSN

1981-1330

Autores

Mussa Abacar, Gildo Aliante, Júlio Frederico António,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Esta pesquisa avaliou o stress e as estratégias de coping em estudantes de uma universidade pública da região norte de Moçambique. Baseou-se na abordagem qualitativa e envolveu 28 estudantes de ambos os sexos, que cursavam o Curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada. A análise de conteúdo da informação coletada revelou a predominância de sintomas de stress de natureza psicológica e diversos estressores acadêmicos, nomeadamente: sobrecarga de matéria e de trabalhos acadêmicos, dificuldades financeiras e econômicas, dificuldades na assimilação da matéria, más relações interpessoais, situações familiares, má atuação dos docentes e insucesso acadêmico. Para gerenciar o stress percebido os estudantes recorrem basicamente às estratégias paliativas. Os achados enfatizam a necessidade de delineamento e implementação de políticas institucionais de promoção de saúde mental dos estudantes, centradas na prevenção de stress e no aconselhamento psicológico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX