
A qualidade de vida no trabalho e sua relação com a produtividade e lucratividade de uma empresa de serviço de pequeno porte
2021; Faculdade de Tecnologia Eniac; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22567/rep.v10i2.772
ISSN2316-2341
AutoresMaria Lúcia Gili Massi, Lucas Augusto Alexandre Camargo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA Qualidade de Vida no Trabalho tem sido considerada um agente impulsor da vantagem competitiva das organizações. Sua implantação promove um ambiente de trabalho mais desenvolvido e prazeroso aos empregados, que respondem com aumento de produtividade e lucratividade, levando a empresa a atuar no ciclo de sucesso, pois há uma sintonia entre o bem-estar do empregado e o êxito financeiro da empresa. Com esse enfoque, este estudo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, se propõe a verificar se a produtividade e lucratividade de uma pequena empresa de serviço são consequência do investimento que ela faz em programas de QVT, oferecendo, aos empregados, planos de carreiras, remuneração compatível com o mercado, incentivo ao desenvolvimento das competências, ‘empoderamento’, autonomia e outras práticas que, conforme a teoria, colocariam as organizações de serviço no ciclo de excelência. Os resultados mostraram que a produtividade e lucratividade da empresa pesquisada não são consequência exclusiva do investimento em programas de QVT, pois a empresa tem apenas uma ação de qualidade de vida e o ambiente de trabalho não é saudável, no entanto, suas margens de lucratividade e produtividade são médias, quando deveriam ser baixas, demonstrando, com isso, que há outras variáveis interferindo nesse processo.
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