Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2021; Volume: 10; Issue: 01 Linguagem: Português

10.36524/dect.v10i01.1396

ISSN

2236-2150

Autores

Henrique José de Oliveira, Leornardo Moura Dos Santos Soares,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Muito se tem discutido a respeito da importância das aulas de Ciências Naturais, bem como a importância de que o professor utilize metodologias além do ensino tradicional. Analisamos como os professores de ciências da educação básica utilizam a experimentação para trabalhar os estados físicos e a transformação da matéria em suas aulas. Para a realização deste trabalho utilizamos a pesquisa do tipo bibliográfica e qualitativa, possibilitando conhecer como a experimentação está sendo utilizada na sala de aula durante as aulas de ciências. Após a análise dos trabalhos, o que ficou mais evidente foi que a experimentação pode e deve ser utilizada na sala de aula, pois tanto alunos quanto professores destacaram a sua importância. Portanto, enfatizamos a relevância das aulas práticas em Ciências Naturais, pois elas contribuem para um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e significativo.

Referência(s)