
Atividade lúdica no processo educacional ao paciente estomizado
2021; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33233/eb.v20i3.4813
ISSN2526-9720
AutoresNataly da Silva Gonçalves, Iago Vieira Gomes, Fernanda Caroline Florêncio, Ilana Brito Ferraz de Souza, Solange Queiroga Serrano,
Tópico(s)Qualitative research in health
ResumoIntrodução: A estomia intestinal é um procedimento cirúrgico que liga o meio interno ao externo da parede abdominal. Pacientes submetidos a esse procedimento necessitam de orientações sobre sua nova condição de vida. Objetivo: Avaliar o entendimento adquirido pelo paciente estomizado após a aplicação de uma atividade lúdica como ferramenta de orientações de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na clínica cirúrgica de um hospital público. Aplicou-se entrevista semiestruturada aos participantes, para avaliar jogo educacional com orientações de enfermagem ao paciente estomizado. Resultados: Dos sete pacientes inclusos, quatro eram do sexo masculino, com faixa etária de 22 a 49 anos. Dos depoimentos analisados surgiram três classes temáticas: Conhecimento do paciente sobre estomia; Aprendizagem vinculada ao jogo educativo e Dificuldades apresentadas pelos pacientes estomizados, na aplicação do jogo educacional. As orientações em saúde por intermédio da atividade lúdica, é uma fonte enriquecedora que incentiva o autocuidado de maneira adequada aos pacientes com estoma intestinal. A atividade lúdica forneceu orientações ao paciente para os cuidados com seu estoma intestinal no intuído de prevenir complicações. Conclusão: As orientações da enfermagem fornecidas por intermédio da atividade lúdica podem ser caracterizadas como uma ferramenta efetiva no estímulo do autocuidado a paciente estomizados.
Referência(s)