
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA ESCOLA: PRODUZINDO MINICONTOS MULTIMODAIS POR MEIO DO APLICATIVO MÓVEL GACHAVERSE
2021; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.56814/lel.v6i1.1749
ISSN2448-4520
AutoresJôse Pessoa de Lima, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo tem por objetivo principal promover um projeto de letramento que proporcione os letramentos digital e literário, mediante a produção de minicontos multimodais, junto a alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal, situada em João Pessoa/PB, por meio da ferramenta digital Gachaverse. Como objetivos específicos pretendemos: promover novas práticas de leitura e de escrita a partir das interpretações de minicontos do escritor Rinaldo de Fernandes; utilizar aplicativos móveis como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa; compreender a importância do uso proativo das tecnologias nas práticas escolares e sociais. Trata-se de uma pesquisa ação, de abordagem qualitativa e de natureza intervencionista que contemplou uma turma do Ensino Fundamental, contendo 35 alunos, de faixa etária entre 14 e 16 anos. Como aporte teórico, fundamentamo-nos em estudos de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Soares (2004); Rojo e Moura (2012); BNCC (2017); Cosson (2014; 2018); Candido (1995); Fernandes (2016); Marcuschi (2001) e Dell’Isola (2007). Como resultado, constatamos a participação efetiva dos educandos, a produção colaborativa em equipe, maior interesse pela leitura literária e a utilização proativa de recursos tecnológicos, configurando, assim, práticas de letramentos digital e literário na escola.PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Multimodalidade. Tecnologia. Gachaverse. Minicontos.
Referência(s)