
Ensino Remoto Emergencial: estudo de caso da disciplina de “Controle de Processos e Instrumentação” do curso de Engenharia Química da UTFPR, campus de Ponta Grossa
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 13 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i13.21388
ISSN2525-3409
AutoresMatheus Lopes Demito, Marcela Eduarda Januario, Gabriel Pinto Sebastião, Simone Delezuk Inglez,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA presencialidade historicamente é um fator muito característico dos cursos de engenharias, mas recentemente por conta das adversidades da pandemia de Covid-19 precisou-se implementar sistemas de ensino remotos emergenciais para qualificar os profissionais engenheiros. A fim de não perder a qualidade no ensino e suprir a necessidade de profissionais demandados pela nova revolução da indústria 4.0 trabalhou-se ações disruptivas e inovadoras para superar esse momento. Nesse sentido, este trabalho lança-se a entender como foi o rendimento acadêmico dos alunos durante o período de ensino remoto emergencial na disciplina de Controle de Processos e Instrumentação, além de discutir nuances da metodologia incorporada para a disciplina em questão nesse modelo de ensino. O estudo de caso foi feito com a disciplina de Controle de Processos e Instrumentação, do 7º período de Engenharia Química da UTFPR, campus de Ponta Grossa. Os objetivos desse trabalho foram atingidos e espera-se que esse trabalho sirva como referência para implementação de metodologias remotas em disciplinas de engenharia.
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