
Entre reticências e exclamações
2021; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.25189/2675-4916.2021.v2.n4.id492
ISSN2675-4916
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo examina o uso dos sinais de pontuação em peças publicitárias publicadas na Revista Manchete no ano de 1952. Consideramos como sinais de pontuação apenas estes onze: alínea, ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, travessão, parênteses, aspas, exclamação, interrogação e reticências – por serem graficamente autônomos. O acervo de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (online e gratuito) foi a empiria escolhida para examinar 30 peças publicitárias diferentes entre si publicadas ao longo das 36 edições do ano de 1952. Nosso objetivo é descrever os usos dos sinais de pontuação identificados nessas 30 propagandas publicadas 70 anos atrás, aplicando o ferramental teórico (não normativo) disponível sobre sinais de pontuação e refletir sobre as práticas linguísticas de escrita e de fala, orais e letradas que influenciam esses usos – diferentes dos usos atuais. Percebemos estreita relação entre a indústria cultural do rádio, predominante na época, e a representação da oralidade na escrita através de sinais de pontuação que marcam a modalidade enunciativa (principalmente reticências e exclamação).
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