Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Significados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/1983-21172021230125

ISSN

1983-2117

Autores

Alisson Cristian Giacomelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes.

Referência(s)