Artigo Revisado por pares

A representação da imprensa e da literatura na Trilogia da Felicidade, de Camilo Castelo Branco

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2177-3807

Autores

Letícia de Freitas Greco,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

RESUMO: Impulsionada pela Revolucao Industrial e pelas Revolucoes liberais dos seculos XVIII e XIX, a imprensa cresce e se desenvolve conforme o numero de leitores aumenta. Os romances, por sua vez, perdem o status de arte para tambem se tornar mercadoria. Em Portugal, Camilo Castelo Branco e o primeiro escritor a viver do oficio e, por isso, transita entre diferentes generos textuais, representando essa nova ordem mercadologica. O objetivo deste trabalho e analisar as tres obras que compoem a chamada trilogia da Felicidade: Onde esta a Felicidade? (1856), Um Homem de Brios (1856) e Memorias de Guilherme do Amaral (1863), para verificar como a relacao entre producao e consumo de jornais e romances e retratada pelo autor, que apresenta na trilogia uma literatura autorreflexiva. ABSTRACT: Driven by the Industrial Revolution and the liberal revolutions of the 18th and 19th centuries, the Press grows and develops as the number of readers increases. Novels, on the other hand, lose their status of art to also become a commodity. In Portugal, Camilo Castelo Branco is the first writer to live off his works, so he moves between different textual genres, representing this new marketing reality. The objective of this work is to analyze the three works that constitute the so-called Trilogy of Happiness: Onde esta a Felicidade? (1856), Um Homem de Brios (1856) and Memorias de Guilherme do Amaral (1863), to verify how the relation between production and consumption of newspapers and novels are portrayed by the author, who introduces a selfreflective literature in the trilogy.

Referência(s)