Artigo Revisado por pares

A desassociação da biopolítica para a revinculação na Educação Matemática Decolonial Transcomplex

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Issue: 10 Linguagem: Espanhol

ISSN

2526-6136

Autores

Milagros Elena Rodríguez,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

espanolA manipulacao do corpo a partir do afeto da psique no ensino da Matematica tem sido acoes originarias do exercicio do autoritarismo da biopolitica na educacao; o curriculo foi objeto do dominio da modernidade-pos-modernidade-colonialidade. A partir da hermeneutica abrangente, ecossofica e diatopica como um transmetodo, o complexo objetivo e cumprido: desvincular a biopolitica na Educacao Matematica atual e re-vincular na Educacao Matematica Decolonial Transcomplexa. Eles passam por momentos analiticos, empiricos e intencionais. Neste ultimo, e re-ligado sob uma consciencia tetraedrica: transepistemica, antropoetica, politica e humana. A re-ligacao e desejavel a favor do humano, para desvendar a Matematica do sul, dos habitats populares, com uma profunda re-ligacao de processos metacognitivos, e possivel alcancar uma consciencia da Matematica decolonial, complexa e transdisciplinar na vida. Do aluno; inclusao sem preeminencia, pois a Matematica nao tem sobrenome alem de: humanidade. EnglishThe manipulation of the body from the affection of the psyche in the teaching of Mathematics have been actions originating from the exercise of authoritarianism of biopolitics in education; the curriculum has been the object of the domain of modernity-postmodernity-coloniality. From the comprehensive, ecosophic and diatopic hermeneutics as transmethod, the complex objective is fulfilled: to unlink biopolitics in current Mathematics Education and to re-link in Transcomplex Decolonial Mathematical Education. They go through analytical, empirical and purposeful moments. In the latter, it is re-linked under a tetrahedral consciousness: transepistemic, anthropoetic, political and human. The re-linkage is desirable in favor of the human, to unveil the Mathematics of the South, of the popular habitats, with a deep re-linkage of metacognitive processes it is possible to reach an awareness of decolonial, complex, transdisciplinary Mathematics in life of the learner; inclusion without preeminence, since Mathematics has no surname other than: humanity. portuguesLa manipulacion del cuerpo desde la afeccion de la psique en la ensenanza de la Matematica han sido acciones originarias del ejercicio de autoritarismo de la biopolitica en la educacion; el curriculo ha sido objeto de dominio de la modernidad-postmodernidad-colonialidad. Desde la hermeneutica comprensiva, ecosofica y diatopica como transmetodo se cumple con el objetivo complejo: des-ligar la biopolitica en la Educacion Matematica actual y re-ligar en la Educacion Matematica Decolonial Transcompleja. Se pasan por los momentos analiticos, empiricos y propositivos. En este ultimo, se re-liga bajo una concientizacion tetraedrica: transepistemica, antropoetica, politica y humana. El re-ligaje es deseable a favor de lo humano, del develar de las Matematicas del Sur, del habita popular, con un re-ligaje profundo de procesos metacognitivos se puede llegar a una concientizacion de una Matematica decolonial, compleja, transdisciplinar en la vida del discente; inclusion sin preeminencia, pues la Matematica no tiene mas apellido que: la humanidad.

Referência(s)