Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of Pará

2021; Universidade de São Paulo, Museu Paulista; Volume: 29; Linguagem: Português

10.1590/1982-02672021v29e48

ISSN

1982-0267

Autores

Mateus Carvalho Nunes, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes, Jorge Eiró,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

RESUMO Este trabalho analisa uma gravura representativa da cidade de Belém que ilustra uma apólice da empresa Port of Pará. A análise parte de seus aspectos trans-históricos e de suas reverberações imagéticas, a fim de engendrar uma memória coletiva da cidade assente em seus espectros de modernidade. As apólices, ferramentas transacionais mercantis daquele contexto, são fontes documentais historiográficas por representarem o dinâmico cenário pelo qual as estruturas da cidade se movimentavam no auge do ciclo da borracha. Suas gravuras, ao mesmo tempo que são leituras da cidade sob uma perspectiva desenvolvimentista e cosmopolita, também constituem escrituras de uma nostalgia memorial urbana, de projeção visionária de melancolia e utopia. As gravuras são alicerçadas no movimento de imagens devido ao rearranjo das edificações e da morfologia urbana de Belém, representativas de diversos momentos históricos da cidade. Analisa-se aqui, a partir da perspectiva warburguiana, essa operação imagética, que sintetiza o forte caráter idílico de uma certa experiência de modernidade numa capital periférica.

Referência(s)